Falta de ar

SAIBA MAIS SOBRE ESTE SINTOMA





A dispneia (falta de ar) é a sensação de desconforto ou dificuldade para respirar. É um dos sintomas mais assustadores que existem e gera grande limitação na qualidade de vida. Ela pode ocorrer subitamente, mesmo parado ou acontecer ao realizar alguma atividade que exija esforço fisico.

As maiores causas são: doença pulmonar, doença cardiaca, anemia e baixo condicionamento físico. Como outras causas, podemos citar a obesidade, doença psiquiátrica, gravidez, altitude, sepse, doença muscular…

É importante, na consulta, dar detalhes da sua falta de ar para o seu medico. Diga a ele: quando a falta de ar começou; o que melhora ou piora a falta de ar; se ela é frequente ou intermitente e se há outros sintomas associados.

A primeira medida no tratamento da dispneia é diagnosticar a causa, através da anamnese (entrevista do medico), exame físico e, se necessário, exames complementares. A partir de então, os métodos terapêuticos poderão ser empregados e envolvem desde medicamentos até reabilitação, suplementação de oxigênio e tratamento cirúrgico dirigido ao controle da dispnéia.

Nunca deixe seu sintoma tomar conta de sua vida. O quanto antes acontecer o diagnóstico e o início do tratamento, maiores são as chances de controle da doença.