Chiado

SAIBA MAIS SOBRE ESTE SINTOMA

Chiado no peito ou sibilância é a emissăo de um som durante a respiraçăo, que é gerado pela passagem turbulenta de ar por vias aéreas patologicamente estreitadas. É um sintoma que pode ser decorrente de diversas doenças.

Mais uma vez, uma definição muito complexa para quem não é da area da saúde.

A chieira é muito comum. Estudos mostraram que quase um terço (28%) das crianças já tiveram chiado no peito. Eu costumo explicar para os meus pacientes, que o chiado nada mais é do que um assobio dentro dos pulmões, pois se os brônquios (caninhos por onde passa o ar) estão estreitados, essa passagem de ar leva ao som característico. Tente assobiar e preste atenção: o assobio é a passagem do ar por um orifício estreito (é o que ocorre também quando o vento passa pela fresta da janela).

Esse estreitamento dos brônquios pode piorar com algumas situaçőes, por exemplo, mudanças climáticas, mudanças de temperatura ou contato com substâncias irritantes e alérgenos. Fatores emocionais também podem desencadear crises em algumas situaçőes.

As causas mais comuns de chieira são a asma, infecções, bronquiectasias, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), aspirações, entre outras.

O tratamento consiste em resolver a causa base desse sintoma.